Olá, sou a Catarina Valente

Catarina Valente

Sou jornalista, chef de cozinha saudável e coach nutricional especializada em Medicina Ayurveda, a ciência milenar que me permitiu, junto com o Raw Vegan Food, alcançar a minha melhor versão e curar uma patologia no cólon.

Minha história, um giro 180º

Como jornalista e especialista em ‘narrativas digitais’, estive nos melhores meios de comunicação espanhóis: desde o generalista El Mundo passando pela revista lifestyle Yo Donna até ao diário económico Expansión.

Numa determinada altura da minha vida, quando me detectaram uma patologia no cólon, passei de juntar letras a combinar alimentos. De analisar gráficos a somar nutrientes. De contar sucessos políticos a ensinar a arte de se alimentar. Mudei a redação de um meio de comunicação pela consultoria personalizada e aulas de cozinha saudável!

Esta é a uma nova realidade! SIM, tal como ouves: Health Coach!

Sigo ligada ao jornalismo mas a maior parte do meu tempo está dedicado ao mundo da nutrição 100% vegetal. Dei um giro de 180º à minha profissão e saúde!

Graças ao meu percurso jornalístico e à vontade intrínseca de investigar e provar a verdade, descobri a solução ao meu problema no intestino. Foi aí quando achei a minha verdadeira missão na vida: ajudar outras pessoas a recuperar a sua saúde através da alimentação vegetal para se conectarem consigo mesmas. E assim alcançarem os seus objetivos: energia, vitalidade, equilíbrio, bom humor e bem-estar físico, mental e emocional.

Devido a um sério desequilíbrio no cólon converti-me numa especialista em Medicina Ayurveda, a ciência que nos ensina «Quem e Como somos» para compreender porque atuamos e nos comportamos de uma determinada maneira.

Hoje, dou aulas de nutrição e cozinha vegetal (em grupo e privadas), realizo workshops, show cookings e assessoro a milhares de pessoas que desejam transformar a sua vida e recuperar a sua saúde através de uma ALIMENTAÇÃO DEPURATIVA E TERAPÊUTICA.

Catarina Valente

Como e qual a razão de ter chegado até aqui?

De certeza que te estás a perguntar isto, igual que tantas alunas, seguidoras e pessoas que me conhecem por primeira vez!

Desde muito jovem (aos meus 20 aninhos) tive problemas no sistema digestivo, nomeadamente gases, inchaço e dores fortes na barriga! Problemas que se agravaram nos últimos anos de Faculdade. Nunca me tinha questionado o efeito que podia ter a alimentação na saúde física, mental e emocional.

Convivi com estes sintomas durante anos até ao ponto de aceitar e dar por válido que era algo normal. Mas, não!

A medida que passavam os dias sentia umas dores muito fortes na boca do estômago, como se tivesse uma faca atravessada! Ou bem, cólicas na parte inferior da barriga! Cada vez que me encontrava neste estado, sentia-me triste e deprimida. O meu carácter e a minha forma de ser mudavam completamente!

Cólon irritável e dieta 100% vegetal

Anos mais tarde detetaram-me “Colite Ulcerosa”, ou seja, uma inflamação grave no intestino grosso. Ante este cenário, os médicos insistiam em que devia adotar uma dieta variada e equilibrada, rica em carne, peixe, ovos e cereais como o arroz branco e a massa de trigo… É dizer, a icónica pirâmide Mediterrânea!

Como havia muitos alimentos que já não consumia desde miúda (porque não tolerava nem gostava -como carnes-), eles prescreviam e insistiam que «comesse de tudo», pelo menos carne para aproveitar o ferro como mineral.

Depois de várias tentativas ao seguir as recomendações dietéticas de cada um, não encontrava solução. E o pior de tudo: encontrava-me cada vez mais doente. Parece que nada funcionava, pelo que me frustava!
Facebook

E tu, queres ser a tua melhor versão?

Mais 15 curiosidades sobre Catarina Valente

Ator: Denzel Washington
Livro: Ébano de Ryszard Kapuscinski
Canção: Vivir mi vida de Marc Anthony
Defeito: Quero tudo para ontem!
Virtude: Carisma
Intolerante: A perder tempo
Desafio: Despertar o maior número de consciências para adotarem um estilo de vida e alimentação de base vegetal
Amor incondicional: O meu quatro patas chamado Nico, um lavrador lindo, gordo e dorminhoco.
Todos os dias: Caminho na natureza
O meu escritório: Parece uma biblioteca de Medicina Integrativa
A minha cozinha: Um autêntico laboratório de ideias onde invento e me inspiro para criar novas receitas
Debilidade: Cacau Crioulo 100% Cru
Doce: Abóbora assada com canela de Ceilão
Salgado: Hummus de lentilhas vermelhas com chips de kale
Cidade: Madrid