O que é o Ayurveda?

O que é o Ayurveda?

Qual é o teu propósito? As 4 metas da vida


Somos humanos mas todos diferentes. Cada ser é único, com umas características físicas, mentais e espirituais concretas. Por isso, a alimentação, a prática de exercício físico e os cuidados pessoais devem ser distintos e adaptados de forma individual. Isto é o que se define como Ayurveda, a ciência da vida que nos ensina hábitos e rotinas adequados a cada ser para estimular e prolongar a saúde e o bem-estar de forma natural.

As diferenças metabólicas, hormonais e emocionais de cada pessoa tem uma razão de ser: a sua própria natureza, que é a que define o ADN do corpo, a mente e a alma. Daí a importância de viver de acordo com a sua fisiologia para adquirir a máxima harmonia.

O mundo é feito de pessoas de todos os tipos, mas a medicina já chegou a definir quantos existem?

“Na medicina convencional a atenção está muito mais voltada às diferenças existentes entre as doenças do que entre as pessoas, sem ter em conta os seus pensamentos e suas as emoções”, assegura o médico Deepak Chopra, diretor do The Chopra Center for Well Being na Califórnia e antigo chefe da equipa médica do Boston Regional Medical Center e New England Memorial Hospital.

O tipo de corpo segundo o Ayurveda é como um molde em que se delineiam as tendências inatas que formam o seu organismo. Por exemplo, um copo de leite não pasteurizado (como se consumia antigamente) contém aproximadamente 120 calorias, não importa quem o beba. A questão é como são utilizadas ditas kcal? Enquanto uma pessoa armazena este alimento em forma de gordura, outra converte a maior percentagem em energia.

O corpo de uma criança extrai parte do cálcio para formar o tecido ósseo, frente a um anciano que o elimina pelos rins, formando até dolorosos cálculos renais. Este tipo de situações é normal, significa que cada pessoa tem um tipo de corpo para o qual o leite não é um alimento ideal. Quem diz o leite pode ser qualquer alimento!

Cada individuo reage de forma diferente a uma comida, crítica, comentário ou condições climatológicas.

Se prestarmos atenção a todos os sinais que nos envia o corpo seremos capazes de fluir com a nossa própria natureza e perceber como cada reação afeta o estado de ânimo, comportamento, gostos, talentos e percepção das coisas.

Esta filosofia clássica da Índia, considerada uma disciplina irmã do yoga com mais de cinco mil anos, permite incrementar o prana (em língua sânscrita) ou a energia vital através da alimentação personalizada, as ervas medicinais, os óleos e os minerais. Ajuda também a tratar e a prevenir doenças.

Catarina Valente
Contactos
Serviços

Add a Comment

You must be logged in to post a comment